• Verónica Rivas

Tairei e Reishi: o pensamento de Morihei Tanaka

Atualizado: 4 de nov. de 2021

Aproximadamente na mesma época em que Mikao Usui ia criando, descobrindo e delineando seu método Usui Reiki Ryoho, surgem em Japão vários outros sistemas de cura baseados na canalização, tendo todos o pressuposto da possibilidade da utilização da Energia Universal. Muitos destes métodos tem poucos registros e, com certeza, muitos outros se perderam na história ou foram incorporados a outras técnicas, como o próprio Reiki, por exemplo.

Estes métodos compartilhavam muitos pontos em comum e praticamente todos eles partiam do postulado de que a religião não constituía a resposta que o homem procurava para construir uma sociedade mais equitativa e igualitária. No caso de Morihei Tanaka, como veremos mais a frente, ele não economizava recursos para dizer que a sociedade estava terrivelmente doente e que isto era causado principalmente pela religião e por uma identificação do homem com valores errados. Estes métodos pretendiam ser sistemáticos, eficazes, mas sobretudo pretendiam que essa eficácia fosse demonstrável. Mas quem foi Morihei Tanaka?


Morihei Tanaka nasceu em Setembro de 1884 em Japão, aparentemente na cidade de Ena. Era professor de escola primaria e trabalhava no Gabinete de Imprensa do Ministério de Finanças. Nosso professor era um grande idealista e patriota que não temia expor as suas ideias e, por conta disto, teve alguns problemas políticos que levaram-lhe a uma espécie de prisão domiciliar. Neste período, Tanaka tem tempo de sobra para refletir e decide se dedicar por completo as suas práticas espirituais. Posteriormente, se retira para as montanhas e ali se dedica à prática de austeridades, meditando e jejuando com grande disciplina. Se diz que assim ele atingiu uma espécie de Satori (uma experiencia similar à iluminação segundo algumas doutrinas).



Morihei Tanaka


Foi assim como Tanaka disse que foi lhe revelado o grande mistério de Tairei (que poderia ser traduzido como “Grande Espirito”), e disse ter atingido poderes especiais de cura. Seguidamente se dedica completamente ao seu estudo e prática e desenvolve a doutrina de Taireido (O Caminho do Grande Espírito) e a arte de Reishi. Assim, ele decidiu que era de grande importância que as pessoas soubessem sobre seu método e sobre a doutrina cosmológica no qual esse método está baseado. Se dedica a escrever e parece ser que a primeira publicação data de 1910, e foi escrita em japonês. Para 1920 aparece uma nova edição revisada e ampliada mas. desta vez, segundo alguns pesquisadores, a obra foi escrita em inglês e parece ter sido desenvolvida tendo em mente o público ocidental. Também em 1920 funda o ENA DAIHON-IN (O Grande Mosteiro de Ena) onde é hoje a cidade de Takenami e, anteriormente em 1916, tinha já estabelecido o HON-IN TAIREIDO, o templo principal de Taireido no atual bairro de Kojimachi, Tóquio. Mas, vejamos a que se referia Tanaka com os termos “Tairei” e “Reishi”.


Segundo o nosso professor, o homem, por diversos motivos, tem se concentrado no aspecto material traçando todas as suas metas com o objetivo de adquirir bens e poder sobre as coisas materiais, esquecendo sua própria essência e descuidando sua espiritualidade. Em outros casos, observa Tanaka, o homem tem direcionado a sua espiritualidade em uma direção errada que não o tem levado a compreender e valorar o verdadeiro significado e o valor que tem sua existência humana; encaminhando suas práticas e conhecimentos para obter fama e reconhecimento, ou simplesmente a seguir uma doutrina sem questionar. Isto tem levado a humanidade à uma espécie de desolação mental e espiritual. Seria então a religião a resposta para o encaminhamento da existência humana? Segundo Tanaka, não. Ele diz que a religião se baseia na crença e na fé, no princípio de que sem estes dois componentes não existe comunhão com Deus. Os homens oram aos seus deuses por tranquilidade, realização e para obter benefícios, mas isto somente traz confusão mental e não entendimento. Isto, diz o criador de Taireido, leva à credulidade e superstição, o que é nefasto para homem e tem tido ainda piores consequências para a sociedade.


Provavelmente, Tanaka estudou e analisou o desenvolvimento de certas religiões como o Budismo, o Cristianismo e o Xintoísmo. Na história do Xintoísmo, por exemplo, podemos observar claramente que, quando este se sistematiza e seculariza, passa a servir aos propósitos de uma elite, banindo alguns dos elementos do Xintoísmo primitivo - elementos que eram considerados xamânicos e, portanto supersticiosos. Aqui o homem já não é o centro e, sim, a doutrina à qual responde. Desta forma, o homem precisa de um método que revele qual é a verdadeira essência das coisas, desprovido da crença e da fé, que coloque o homem como centro do seu próprio universo, tirando-o da atitude servil na qual a religião o coloca para assim manifestar todo o seu potencial. Esse método seria o Taireido.


Tairei, explica Tanaka, é a realidade última. Poderíamos dizer que Tairei é a energia primordial sem forma, não criada, presente em todo e de caráter absoluto. Todas as coisas emanam de Tairei. Tairei se manifesta através de Reishi. Em palavras de Tanaka:


Tairei é livre das limitações de espaço e tempo, existência e não-existência, transcendendo todas as coisas. Tairei compreende a união perfeita entre objeto e sujeito de pensamento e é a causa final de todo poder.(1)

Assim sendo Tairei o princípio de tudo, que formando parte da dualidade se acha além de ela, se manifesta através de um princípio que a tudo permeia: Reishi, o qual é uma emanação de Tairei. É através de Reishi que Tairei se manifesta como potencia criadora. Reishi se manifesta a si mesmo como ação. Toda a manifestação do mundo fenomênico que vemos ao nosso redor é a ação de Reishi. E, por Reishi ser a parte ativa de Tairei, é perfeito em si mesmo. Em outros termos, poderíamos expressar que Reishi é a potência demiúrgica de Tairei, mas neste caso estamos falando de um demiurgo, de um artesão perfeito, verdadeiro, que não é mera cópia nem reflexo de nada e que é essencialmente a fonte do bem e da verdade. O símbolo que representa a Reishi é.


Acreditamos que o universo é o produto de um princípio chamado Reishi, o qual é uma emanação de Tairei, boa e verdadeira. (2)

Mas qual seria o destino do homem, segundo Tanaka? Na sua obra ele expressa que quando a mente humana se foca em contemplar a mudança, isto é, criação e declínio, vida e morte, as coisas que aparecem e desaparecem da nossa vida, a mudança que experimentam todos os seres vivos na terra, chega à convicção da existência da Grande Substancia. De que essa Grande Substancia (outra forma de se referir ao Grande Espírito) é a única realidade que existe. Então o homem percebe que o seu próprio poder é ilimitado, eterno e perfeito; por isso, diz Tanaka, o destino do homem não é o seu túmulo e sim a imortalidade. Quando um método consegue que o homem chegue a perceber uma ínfima parte desse Grande Espirito que ele é, ele vai sentir a inclinação natural a continuar e a se aperfeiçoar na sua prática. Perceber a origem e a causa da vida e da morte é a finalidade do homem. Se existe uma divindade, chega a dizer Tanaka, então ela é Tairei.


Para isto, como já dizemos anteriormente, o método que o nosso professor propõe é o Taireido. Esse método se baseia na concepção metafísica de que a tendência de Tarei é sempre de se harmonizar mas, dado o desconhecimento que o homem tem da sua própria essência e origem, ele precisa de um método para conseguir isto. Assim, seu método consistia na canalização de Reishi para corrigir toda condição física, mental e espiritual errada na pessoa. Isto trazia como consequências a cura de doenças e uma vida mais tranquila, pacífica e baseada nos ideias da universalidade e igualdade. A doença explica, não é mais que a amostra do desequilíbrio e desarmonia na qual o homem se encontra por causa de uma percepção errada da realidade. É através de Reishi que o homem pode compreender e adquirir o poder de Tairei. Finalmente, algo que Tanaka não cansa de enfatizar na sua obra: o fato de que a eficácia do seu método não se baseia na fé nem na crença em nenhuma divindade e sim m um poder absoluto que reside no homem mesmo, e em tudo o que tem vida.


No título que Tanaka dá a sua obra ele demostra claramente qual era o propósito do seu método. Sua obra se chama “Taireido: uma nova revelação para a salvação espiritual, mental e física da humanidade” (“Taireido: a new revelation for the spiritual, mental and physical salvation of mankind”). O propósito do mestre estava claro: uma revolução humana que levasse a uma autêntica e profunda revolução social. Com certeza, na sua percepção, uma humanidade baseada na obtenção de fama, riqueza e poder somente causa sofrimento e oprime a maioria. Na sua visão, a religião não fazia outra coisa que fortalecer este estado das coisas.





Em 1926 o DAIHON-IN fundado por Tanaka, o qual era muito famoso e recebia diariamente pessoas de até fora de Japão, foi completamente consumido pelas chamas em um grande incêndio. Dois anos mais tarde, em 1928, Tanaka morre de uma doença cardíaca. Algo curioso é que, apesar de ter sido amplamente difundido na época, tendo aparentemente muitos adeptos e chegado até a sair das fronteiras do Japão, anos depois da morte de Tanaka o método começou a desaparecer. Parece não ter tido uma linha continuada de transmissão, mas mais pesquisas merecem ser realizadas sobre isto e acredito que muito de útil poderia ser descoberto. Para alguns pesquisadores, o Taireido foi uma das inspirações para vários métodos baseados na canalização da energia nascidos em Japão aproximadamente na mesma época, dentre eles o Reiki de Mikao Usui.


Morihei Tanaka foi um grande idealista e, à sua maneira, um revolucionário. Podemos encontrar várias incongruências no aparelho metafísico no qual apoia seu método, assim como também a influencia de vários sistemas filosóficos como o Taoísmo, o Confucionismo e o Xintoísmo. Mas, isto não tira o mérito de ter procurado uma forma de devolver no homem o que é do homem e de contribuir com uma humanidade mais saudável, íntegra e baseada em valores que aspirem à transcendência.



Encontro de alunos com Tanaka



(1) Shortt, Frank. Sweeney Allan. Usui's Teacher. The writings of Tanaka. The Secrets of Taireido and Reishi.

(2) Ibidem.


Fontes:


Shortt, Frank. Sweeney Allan. Usui's Teacher. The writings of Tanaka. The Secrets of


Taireido and Reishi. Kindle Edition.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo